Com o intuito de atingir sua finalidade a contabilidade utiliza as técnicas de escrituração, demonstrações contábeis e análise de balanços.
- Recepção, organização e registro contábil dos documentos em geral.
- Execução quanto à customização/integração de programas internos x escrita contábil.
- Elaboração e transmissão do SPED – ECD – Escrituração Contábil Digital.
- Conciliações contábeis e fechamento de balancete.
- Encerramento do balanço patrimonial e Demonstrativo de Resultado.
- Emissão e registro anual dos livros contábeis obrigatórios (Diário Geral, Razão Geral e/ou livro caixa).
- Orientação nas mudanças das Leis Societárias.
- Exame dos registros contábeis em atendimento a legislação.
- Condução e orientação na implantação do sistema ERP.
- Verificação do adequado uso do sistema e as rotinas manuais ainda existentes nas integrações contábeis.
- Orientação de preenchimentos de LALUR, LACS.
- Organização em caixas arquivos de todos os documentos.
- Orientação nos arquivos documentais (físicos) e procedimentos de organização.
- Montagem de equipes de execução e redistribuição das tarefas.
- Avaliação dos trabalhos executados em relação à quantidade de colaboradores.
- Criação de indicador mensal de resultados.
- Implantação de reuniões mensais de resultados do departamento (RMR).
- Participação em reuniões sobre fechamento de resultados contábeis.