Recepção, organização e registro fiscal dos documentos, além de orientações e revisões dos vários procedimentos operacionais.
Ao receber as notas o Departamento Fiscal fará a escrituração de acordo com o CFOP (Códigos Fiscais de Operações e Prestações) destacados em cada nota obedecendo as leis e, atentando-se ao enquadramento da empresa, ou seja o regime de apuração ao qual ela pertence.
- Recepção, organização e registro fiscal dos documentos fiscais;
- Orientação quanto à customização/integração de programas da empresa com o sistema de escrita fiscal para efetivar a escrita fiscal e envio do: DIEF, EFD ICMS e EFD contribuições;
- Preenchimento e transmissão das obrigações acessórias – DIEF, ISS Fortaleza, DCTF, DIRF, DIPJ, DEFIS, EFD ICMS/IPI e EFD Contribuições;
- Apuração mensal dos tributos estaduais e municipais;
- Apuração mensal dos tributos federais;
- Preenchimento e emissão de guias de recolhimentos dos tributos municipais, estaduais e federais;
- Orientação ao departamento financeiro quanto à retenção de impostos federais, estaduais e municipais;
- Preenchimento anual do DAA exclusivo dos sócios conforme contrato social atualizado;
- Emissão anual dos livros fiscais obrigatórios e respectivos registros nos órgãos competentes;
- Orientação e revisão na declaração de imposto de renda pessoa jurídica – DIPJ;
- Orientação e revisão do preenchimento das declarações DACON/DCTF/PERDCOMP/DIFF;
- Orientação e revisão dos procedimentos operacionais para formação dos estoques;
- Orientação sobre as mudanças na legislação federal, estadual e municipal;
- Exame da adequada utilização da legislação fiscal (FDI, redução IR, IPI, cálculo do ICMS, cálculo e contribuições mensais);
- Orientação nos arquivos documentais (físicos) e procedimentos de organização;
- Revisão no cálculo dos impostos e contribuições mensais;
- Análise nas entregas das obrigações acessórias (cumprimento de prazos, por tipo e etc);
- Montagem de equipes de execução e distribuição das tarefas.